********************
Realmente, hoje é difícil a gente imaginar a vida sem a máquina digital e a fibra ótica... ;-)
As tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes na mídia. Este blog tem o objetivo de compartilhar vídeos, artigos e outros escritos ou formas de exposição onde as mídias estejam em cena.
********************
Realmente, hoje é difícil a gente imaginar a vida sem a máquina digital e a fibra ótica... ;-)
Por Filipe Serrano
São Paulo, (AE) - Começou com o presidente dos EUA, Barack Obama (@barackobama), e hoje até o governador de São Paulo, José Serra (@joseserra_), aderiu. O Twitter vem tomando conta dos corredores do Senado e da Câmara. Muitos parlamentares já têm perfis no site e lá dizem o que "estão fazendo", dão opiniões sobre projetos, se defendem de acusações e respondem a dúvidas. A onda do Twitter finalmente chegou à política brasileira. Já existe um site, o PoliTweets (www.politweets.com.br) que reúne perfis de 49 políticos brasileiros, tanto do Executivo quanto do Legislativo, que, ao todo, somavam 22.263 seguidores até sexta-feira passada.
Inspirado em sites semelhantes dos EUA (www.tweetcongress.org) e do Reino Unido (www.tweetminster.co.uk), o PoliTweets reúne na maioria perfis de deputados federais (29), mas também há senadores (13). Quase todos não têm mais que uma centena de seguidores. Até agora, o político mais popular é o governador José Serra, com quase 10 mil seguidores.
Alguns perfis relatados no site, porém, são falsos, como o do presidente do Senado, José Sarney. E nem todos são atualizados pelo próprio político. Mas a nova ferramenta é vista com entusiasmo.
"O Twitter é ágil. É quase uma prestação de contas. E ainda dá liberdade para falar de tudo. Falo até de esporte e cinema. Do ponto de vista político é inovador, porque cria uma relação direta com as pessoas e possibilita ouvir opiniões mais facilmente", afirma o senador Delcídio Amaral (PT-MS), mais conhecido como @delcidio, que já twittou até durante um encontro com o presidente Lula.
Outra entusiasta é a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Para a @deputadamanuela, a ferramenta é "profundamente democrática". Ela critica aqueles que não fazem uso da sua interatividade. "Usar o Twitter como divulgador de releases é um erro. A internet é um ambiente de ideias, de autoalimentação", afirma.
O Twitter tem sido usado não apenas por políticos mas também por órgãos oficiais. O governo estadual, o Ministério da Saúde, o da Cultura, além dos próprios partidos têm perfis no site.
Para Patrícia Andrade, diretora da empresa TV1.com, responsável pelo projeto do novo site e blog da presidência da República, isso acontece porque a internet se popularizou. "O Estado deve se aproximar da população pela web, mas não pode ficar restrito a um portal. A informação pode ser divulgada em um blog, no Twitter ou no Orkut", diz.
************************
Olha só o Twitter invadindo o senado... E não podia ficar de fora os gaúchos.
Reportagem exibida no Jornal do Almoço - RBS TV
*****************************
A tecnologia chegou pra ficar e trouxe muitas mudanças. A escola não poderia ficar de fora dessa evolução toda. Agora se faz necessário a capacitação dos profissionais da área da educação para que consigam integrar e utilizar melhor as TICs em sala de aula. O MEC tem investido bastante nessa área oferecendo cursos. Espero que um dia a gente chegue a essa realidade mostrada nessa reportagem em todas as escolas.
O primeiro governo online do mundo começou às 12h01 da terça-feira passada - o exato instante em que o site da Casa Branca foi atualizado e passou a ter não apenas o rosto do presidente dos EUA, Barack Obama, na home, mas um leque de modernas possibilidades interativas.
Este mesmo minuto do dia 20 de janeiro pode ter sido o primeiro de uma nova etapa na história dos regimes democráticos: presidente e cidadãos tendo entre si apenas uma parede de bits.
É de se esperar que Obama realmente encabece a migração do governo norte-americano para a web - e acabe por influenciar o modo como se administra países no mundo todo. Afinal, ele fez a mais conectada das campanhas presidenciais e relatou cada passo de sua equipe de transição no site www.change.gov. Agora, essa transparência chega ao Salão Oval.
Obama quer manter a comunidade online que se criou em torno dele e foi essencial para sua eleição. Por isso criou um blog no WhiteHouse.gov. Logo no post de apresentação, a promessa que pode mudar a forma como se age politicamente nos dias de hoje: "Publicaremos todas as novas leis no site por cinco dias e deixaremos os usuários comentarem antes de o Presidente sancioná-las", diz o texto do diretor de Novas Mídias da Casa Branca, Macon Philips.
Obama também usará a internet para um discurso semanal, aos sábados, via videocast no YouTube. Tudo "assinável" em leitores de RSS e com design apropriado para a nova geração de cidadãos.
O problema é que estar conectado dá trabalho e exige mudanças nem sempre fáceis de serem implementadas dentro do governo. Até sexta-feira não havia novos posts no blog da Casa Branca mesmo com a agenda lotada dos primeiros dias da nova administração.
Por enquanto, vale a intenção do primeiro presidente negro dos EUA. Sim, ele tem tudo para inaugurar a fase em que os governos mundo afora serão considerados 2.0. Vamos acompanhar atentamente.
CASA BRANCA 2.0 - Conheça as principais novidades no www.whitehouse.gov, o site oficial da presidência norte-americana. As mudanças entraram no ar um minuto após a posse.
BLOG - Ainda sem possibilidade de os internautas comentarem, o blog da Casa Branca traz o primeiro discurso de Obama no dia da posse e outras informações do dia a dia do governo. É ali que serão publicadas as leis antes da sanção do presidente. Usuários poderão se posicionar antes da decisão oficial.
AGENDA - O plano de governo de Obama está todo online, com conteúdo "buscável" por palavra. Na lista entrará, durante o andamento do governo, as metas já cumpridas e outras "promessas".
MENU DINÂMICO - O topo da página traz quatro destaques do conteúdo, que pode ser desde vídeos novos e posts do blog a material fixo. Entre as seções internas, uma bem-humorada história dos presidentes norte-americanos (e dos animais de estimação).
NEWSLETTER - Campo para visitantes informarem e-mail e CEP. Assim, eles serão informados por e-mail das notícias de sua região.
Fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/
*****************************
Consulta popular via blog, vídeos no youtube... O cara tá afim de mudanças. Espero que dê certo, tanto a iniciativa de fazer um governo on line como o governo em si. Não sei se ele vai conseguir resolver muita coisa, mas pelo menos não vou mais ver a cara do Bush tão seguido na mídia. Assim espero... =)
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Bento 16 se tornou nesta sexta-feira uma das pessoas mais velhas a ter um canal próprio no YouTube. Ele aconselhou os jovens a usarem a nova mídia de forma sensata e tentar evitar a obsessão online que pode isolá-los da vida real.
O canal do Vaticano (www.youtube.com/vaticanit) terá vídeos curtos sobre as atividades do papa de 81 anos, além de eventos e cultos no Vaticano, com áudio e texto, inicialmente, em inglês, espanhol, alemão e italiano.
Os vídeos noticiosos diários terão cerca de dois minutos de duração. Eles serão produzidos pelo centro televisivo do Vaticano, por jornalistas e diretores de web da Rádio Vaticano.
O lançamento do canal no YouTube vem no mesmo momento em que o papa mandou uma mensagem no dia mundial de comunicações da Igreja Católica, cujo tema é "novas tecnologias, novos relacionamentos: promovendo uma cultura de respeito, diálogo e amizade".
Henrique de Castro, diretor do setor de vendas europeias e soluções de mídia do Google, que é dono do YouTube, disse em uma entrevista coletiva que o Google não vai lucrar nada com a iniciativa.
"Nossa estratégia é fazer as pessoas virem aos nossos sites", disse.
O canal não terá anúncios e fornecerá links para vários websites e vídeos católicos, incluindo vídeos de igrejas do mundo todo, e do próprio Vaticano.
O Vaticano tem site na web (www.vatican.va) desde 1995.
O arcebispo Claudio Celli, chefe do setor de comunicações do Vaticano, disse que considera também criar um espaço para o Vaticano no Facebook, uma rede social virtual.
Em sua mensagem de boas-vindas aos visitantes do YouTube, o papa disse esperar que a iniciativa "esteja a serviço da verdade".
Fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/Lavinashree já conseguiu outras façanhas incríveis para a sua idade, como decorar um clássico da literatura Tamil de 2.660 versos, com apenas 3 anos. Contudo, ela pretende se tornar cientista quando crescer e, segundo seus pais, o governo da região onde residem comprometeu-se a arcar com as despesas de seus estudos.
Fonte: http://macmagazine.com.br/blog/Com isso, Arfa se tornou uma das novas profissionais na tecnologia .NET do mundo. Ela nasceu na cidade de Faisalabad. Filha de agricultores, começou a mexer com computadores desde os 6 anos de idade.
A menina explicou que estudou durante quatro meses para passar no teste. Agora, seu sonho é encontrar o presidente e fundador da Microsoft, Bill Gates.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br
*****************************
Não é privilégio dos meninos... ;) Ela conseguiu em 2005.
O computador e a internet realmente chegaram pra transformar. Me impressionou a quantidade de horas de conexão... Faço parte da estatística. =D