21/01/2009

Crianças trocam praia por semana na Campus Party

Quando a mãe Aurelina (mais conhecida na Web como Linólica) decidiu fazer uma votação em casa para saber onde os filhos André, 13, e Felipe, 14, queriam passar as férias de 2009, a resposta foi unânime: "nada de praia, queremos ir para a Campus Party".
E aqui estão, mãe e filhos, para uma estadia de seis dias em um lugar cercado de computadores, jogos e oficinas que ensinam adultos e crianças a pilotar aviões em voos simulados, construir robôs e aproveitar o resto do micro de maneiras inusitadas.
Enquanto Linólica explica a importância de trazer os filhos para perto da tecnologia, André se concentra em um jogo online. Já Felipe nem quer saber de entrevistas, quer mesmo checar os seus recados no Orkut. "Tenho blog, dou aulas e os meninos estão sempre conectados. Não tinha dúvidas de que eles escolheriam a Campus", diz a mãe.

O caso da família de Aurelina, que é professora de informática e já participou de outras edição do evento, inclusive na Espanha, se repete por outras áreas do Centro de Exposições Imigrantes, que oferece 38 mil metros quadrados para os campuseiros —como são chamados os participantes da Campus Party.
Por enquanto, a Campus Party não tem uma área voltada exclusivamente para o público infantil. De acordo com o diretor de comunicação do evento, Roberto Andrade, uma pesquisa feita no ano passado apontou que as crianças não querem atividades que as 'sinalizem' como menores. "Pensamos em fazer uma espécie de Campus Party Teen, mas os entrevistados não gostaram da ideia. O que eles querem é usar as mesmas ferramentas e sites que os adultos usam", explica Andrade.
Para confirmar a informação do coordenador, basta dar uma olhada no que os pequenos andam fazendo. Pedro Henrique, carioca de 12 anos, quer mesmo é jogar RPG (tipo de game onde os jogadores assumem papeis de personagens imaginários e criam narrativas colaborativas). Jhonata Leone, de 14 anos, gostou dos games no computador. Aliás, para conseguir uma entrevista com os garotos, é preciso esperar o final dos jogos.

Além dos jogos
Para os pais interessados em trazer as crianças para a Campus Party, a dica é visitar os estandes com entrada grátis. Lá, é possível encontrar uma área para simulação de lutas, controle de bolinhas com a força do pensamento, campeonato de quem 'relaxa' primeiro, atividades voltadas à astronomia.
Os garotos Lourenzo e Gregório Jung aprovaram as "brincadeiras", mas o pai, Milton Jung, faz uma ressalva: "Acho que ainda falta mais interatividade nos estandes. Quem já frequentou o evento o ano passado, espera mais tecnologia para esse ano. Às vezes, isso não acontece".
A área Expo da Campus Party, com 12 mil metros quadrados, fica aberta entre os dias 20 e 23 de janeiro (terça a sexta), das 10h às 21h. Antes da visita, é preciso imprimir o convite que dá acesso gratuito ao espaço.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/

**************************************
Será o fim das férias na praia, no campo... na casa dos avós?

Nenhum comentário: